Visitas de estudo
Entre os dias 13, 14 e 15 de Outubro de 2011, os alunos das turmas 11ºA, 11ºB, 11ºC, 12ºB e 12ºC da escola Secundária de São João da Talha, participaram numa visita de estudo realizada ao Parque Nacional da Peneda Gerês.
Os objectivos desta saída de campo foram compreender o papel de um parque nacional na preservação das espécies, compreender os processos formadores de montanhas, adquirir noções do espaço e de distâncias, aprender a distinguir diferentes tipos de rochas, analisar diferentes geoformas graníticas, identificar algumas espécies animais e vegetais, observar algumas espécies nos seus habitats naturais e, por último, promover a consciência ecológica, através do contacto com a Natureza.
Fauna do Gerês:
- Águia-real;
- Milhafre-real;
- Coruja-do-mato;
- Víbora-negra;
- Lobos;
- Corços.
Flora do Gerês:
- Feto-do Gerês;
- Lírio-do-Gerês;
- Mimosa;
- Várias espécies de carvalhos, urze, giesta, zimbro, teixo, pinheiro-silvestre e azevinho.
Enquadramento geológico:
A área do Parque Nacional da Peneda Gerês integra-se no Maciço Ibérico que constitui uma das unidades estruturais da Península Ibérica e um segmento da Cordilheira Varisca da Europa. Este parque localiza-se na Zona Centro-Ibérica. Esta zona é genericamente caracterizada pela existência de rochas muito deformadas e afectadas por elevado grau de metamorfismo e ainda pela predominância de rochas graníticas. Também são predominantes os xistos, metagrauvaques e quartzitos, nas zonas entre o extremo NE do planalto de Castro Laboreiro e o Lindoso e S. Bento do Canto.
No Parque Nacional da Peneda Gerês (único com a categoria de Parque Nacional, a mais elevada), existem vestígios de glaciações, com especial destaque os do Alto Vale do Vez e a zona de Cocões de Concelinho - Lagoa do Marinho.
Fonte: Folheto entregue pela professora Elvira Monteiro, na aula
![]() |
![]() |
This photo album personalized with Smilebox |