Sismo na Turquia: sismo atinge 7,2 na escala de Richter
O sismo na Turquia, de 23 de Outubro de 2011, já provocou 217 mortos e mais de mil feridos, números oficiais mas provisórios, apresentados pelo ministro turco Idris Naim Sahin. O abalo de terra, de 7,2 na escala de Richter, ocorreu às 13h41 desde domingo (11h41 em Portugal), em Van, na região leste da Turquia.
Fig.1 - Regiões da Turquia com maior risco sísmico
O número de mortos em resultado do abalo de terra turco subiu para 217, segundo números do ministro do Interior, Idris Naim Sahin. Há mais de mil feridos (1090), alguns em estado considerado grave, o que poderá fazer aumentar o número de vítimas mortais.
O sismo – sentido às 13h41 locais e que atingiu 7,2 na escala de Richter, segundo o instituto americano de geofísica USGS (United States Geological Survey) – teve fortes réplicas, algumas das quais superiores a cinco na mesma escala. Teve epicentro a 20 quilómetros de profundidade e a 16 quilómetros a nordeste da província de Van, perto da fronteira com o Irão.
As réplicas atingiram os seis pontos naquela escala e foram sentidas durante as horas que se seguiram ao principal abalo. Segundo temem as autoridades, é provável que o número de vítimas mortais venha a aumentar nas próximas horas.
É de esperar que o número de mortos na Turquia venha a aumentar, indicaram ainda as autoridades nacionais. Apesar dos esforços das equipas de socorro, muitas vítimas poderão estar debaixo dos escombros.
As piores previsões do USGS já foram superadas, no que diz respeito a perdas humanas. Este instituto previra, inicialmente, entre 500 e mil mortos. O cenário é dantesco: casas e prédios desabaram, em zonas muito povoadas.
A Turquia localiza-se numa região com falhas geológicas e é propenso a este tipo de desastres naturais. Na memória dos turcos estão dois sismos ocorridos em 1999, que provocaram mais de 20 mil mortos. Os mais antigos recordam com certeza o terramoto de 1970, na província de Ktahya, que provocou cerca de mil mortos.
A Turquia é um dos locais com maior risco de ocorrência de sismos no Mundo. Este país está localizado sobre uma pequena placa denominada por subplaca de Anatólia, que se encontra posicionada entre as placas da Euroásia, a norte, e a Arábica, a sul. Nesta região, o intenso movimento de compressão e deslizamento criou ao longo de milhões de anos uma série de falhas geológicas conhecidas como falhas de Anatólia.
A combinação dos movimentos dessas placas tem tido como consequência a geração de constante sismicidade, responsável pelos maiores sismos do país, vários deles superiores a 7.0 grau de magnitude. Exemplo disto, foi o sismo ocorrido a 23 de Outubro de 2011, na cidade de Van, que teve um grau de magnitude igual a 7.2 na escala de Richter. Esta cidade encontra-se numa zona de risco elevado.