Glossário

Aquífero: formação geológica que tem a capacidade de armazenar água e permite a sua circulação de forma que o Homem a possa extrair em condições economicamente rentáveis.

Carta geológica: representação bidimensional dos aspectos geológicos que caracterização uma dada região.

Cartografia: ciência que trata da concepção, produção, difusão, utilização e estudo dos mapas. 

Catastrofismo: teoria que explica os grandes acontecimentos geológicos através da ocorrência de catástrofes que aconteciam de forma breve em certos momentos da história da Terra.

Clarke: concentração média de uma dado elemento químico na crusta terrestre.

Contraccionismo: teoria explicativa do modelado da superfície terrestre a partir de fenómenos de contracção e enrugamento, devido ao processo de arrefecimento da Terra.

Corte geológico: representação gráfica resultante da secção de terrenos que são intersectados por um plano, em regra vertical.

Curva de nível: linha traçada numa carta geológica ou numa carta topográfica que une pontos que se encontram a igual altitude.

Escala: relação constante entre a medida do segmento que, na carta, une dois pontos quaisquer e a distância (no terreno) entre os mesmos pontos, expressas na mesma unidade de medida.

Escombreiras: depósitos de material estéril (ganga) que vão sendo acumulados à superfície nas explorações mineiras.

Ganga: material (mineral ou rocha) sem interesse económico que ocorre associado ao minério e que não é aproveitado.

Geologia: ciência que estuda a Terra, a sua composição, estrutura, propriedades físicas, história e processos que lhe dão forma.

Geosfera: subsistema terrestre constituído quer pela parte sólida superficial, quer pela profunda da Terra, fazendo parte dele as rochas e os solo.

Horizontes do solo: sucessão de níveis mais ou menos distintos que podem ser observados num perfil pedológico.

Jazigo mineral: local onde a concentração de um determinado elemente químico é muito superior ao clarke, sendo, por isso, susceptível de ser explorado.

Litosfera: camada rochosa rígida, com cerca de 100 km de espessura, constituída pela crusta terrestre e pelo manto rígido acima da astenosfera.

Minério: agregado mineral sólido do qual um ou mais constituintes com interesse económico podem ser recuperados mediante tratamento.

Obducção: processo inverso da subducção que ocorre um cavalgamento da crusta oceânica sobre a crusta continental.

Ofiolitos: fragmentos laminados de crusta oceânica e, por vezes, de manto que foram erguidos e incorporados numa estrutura tectónica.

Permanentismo: princípio defendido por muitos investigadores que refria que tanto os continentes como os oceanos permaneceram sempre na mesma posição.

Perfil pedológico: perfil que pode ser observável num corte vertical entre a superfície e a rocha-mãe.

Pedogénese: conjunto de processos que estão na origem de um solo.

Perfil topográfico: representação bidimensional que permite visualizar o relevo segundo uma dada direcção traçada numa carta.

Placa litosférica: porção da litosfera de espessura variável que se movimenta sobre a astenosfera e em cujos limites ocorrem fenómenos geológicos característicos da dinâmica interna. As placas podem ser totalmente constituídas por litosfera oceânica ou compostas, simultaneamente, por uma parte oceânica e uma parte continental.

Recursos geológicos: conjunto de materiais de natureza geológica (no estado sólido, líquido ou gasoso) que o Homem utiliza em seu proveito.

Reserva: parte economicamente explorável do recurso total, tendo em conta a avaliação económica a que foi submetido num dado momento.

Solo: espessura de material solto, móvel, constituído por minerais e componentes orgânicos que se encontram à superfície terrestre, resultantes da interacção da atmosfera, da hidrosfera e da biosfera comas rochas aflorantes.

Uniformitarismo: defende que os acontecimentos geológicos são resultados de uma evolução lenta e gradual da Natureza (princípio do Gradualismo). Esta teoria também afirma que o presente é a chave do passado (princípio do Actualismo Geológico).

 

(FONTE: FÉLIX, José Mário; SENGO, Isabel Cristina; CHAVES, Rosário Bastos; Geologia 12, 1º edição Porto: Porto Editora, 2010)